4 de outubro de 2017
Como instalar o Programa Validador EFD ICMS/IPI da Receita Federal
Mas além disso, você também pode utilizar o PVA para fins didáticos, aproveitando os recursos da aplicação para entender melhor os registros e as validações descritas no Guia Prático. Aqui no blog, por exemplo, nós temos cursos gratuitos, que utilizam o PVA como ferramenta de ensino (confere no menu CURSOS no topo da tela).
Por isso, a postagem de hoje é pra ensinar você como instalar o PVA no seu computador, e poder aprender na prática sobre as regras e validações da Escrituração Fiscal Digital.
Pra começar, você vai precisar baixar o instalador:
Você deve selecionar o arquivo a ser baixado, de acordo com o sistema operacional de seu computador. Depois disso, localize a pasta onde o download foi feito (normalmente a pasta downloads do seu computador), clique com o botão direito sobre o arquivo baixado e clique na opção "Executar como administrador":
O Windows vai perguntar se você permite que um fornecedor desconhecido faça alterações no seu dispositivo. Clique em SIM e vai iniciar a preparação da Instalação:
Quando terminar essa fase, vai aparecer esta tela, onde você deve clicar em OK:
Na tela seguinte, clique em AVANÇAR:
A próxima tela é para selecionar o diretório onde o aplicativo será instalado, apenas confirme a opção padrão clicando em AVANÇAR novamente:
E agora é só clicar em INSTALAR para iniciar a instalação em sua máquina:
Quando o sistema terminar de fazer a instalação, clique em CONCLUÍDO:
Viu? Sem mistérios. A dica final que eu dou é que quando você for abrir o aplicativo, ao invés de dar dois cliques sobre o ícone na sua área de trabalho, você clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção "executar como administrador". Assim você evita a possibilidade de aparecer essa mensagem pra você:
Se isso acontecer, o PVA vai abrir, mas com esta mensagem:
E aí você não vai conseguir gerar suas escriturações. Mas executando o aplicativo como administrador (quem nem mostrei aí em acima), você evita esse problema.
Pronto! Agora você já pode brincar de escriturar à vontade usando o PVA da Receita Federal. Aproveita e acompanha os cursos gratuitos disponíveis aqui no Prática Fiscal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário